segunda-feira, 2 de maio de 2011

TEXTO DE OPINIÃO

Em se tratando de aspectos relativos aos meios de produção, atuais ou os de tempos atrás, remuneração salarial, direitos e deveres dos trabalhadores, forças de trabalho e ainda da MAIS-VALIA, destaca-se a importância, que teve para a sociedade da época e a que estamos passando, o filósofo e economista  alemão Karl Marx ( nascido em 5 de maio de 1818).

A partir de seus estudos, pode-se ver na prática conceitos da própria sociedade, na qual ele vivia e que ainda se vive hoje. Tanto é que, no caso da Mais-valia ( nome dado por Karl Marx à diferença entre o valor da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista - segundo o site Wikipédia), ele conceitou sua existência e sua pràtica no di-a-dia, em meio à sociedade.

Mas, se formos estudar ou pesquisar profundamente o assunto, veremos que na verdade se tratam de práticas bem anteriores a sua existência, seja como filósofo, economista ou pessoa. Veremos ainda, que essas prática das primeiras formas de troca ou permuta de uma mercadoria por outra, principalmente em se tratando daquelas advindas do campo, sendo essas comercializadas nos centros urbanos. Essa forma de permuta inicial foi que originou e incentivou a criação, implementação e utilização do dinheiro, propriamente dito. 

Portanto, Karl Marx foi o grande idealizador do conceito inicial da Mais-valia, pois a partir daí e que outros estudiosos começaram a aprofundar e difundir o assunto em meio à sociedade.

Por Leandro de Quevedo Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário