segunda-feira, 2 de maio de 2011

HISTÓRICO: Mais-valia

INTRODUÇÃO AO CAPITAL DE KARL MARX



[...] O modo de produção capitalista envolve, de acordo com Marx, duas grandes separações. A primeira nós já discutimos - a separação das unidades de produção. Em outras palavras, a economia capitalista é um sistema dividido em produtores interdependentes e concorrentes entre si. Do mesmo modo importante é a divisão no interior de cada unidade de produção, entre o proprietário dos meios de produção e os produtores diretos, isto é, entre capital e trabalho assalariado.
Marx assinalou que as mercadorias podem existir sem capitalismo. Dinheiro e comércio são encontrados em sociedades pré-capitalistas. Todavia, a troca de mercadorias em tais sociedades é principalmente um meio de obter valores de uso, as coisas das quais as pessoas necessitam. A circulação de mercadorias em tais circunstâncias toma a forma de M-D-M, onde M é mercadoria e D dinheiro. Cada produtor toma sua mercadoria e vende-a por dinheiro para comprar uma outra mercadoria de outro produtor. O dinheiro é apenas o intermediário na transação.
Onde as relações de produção capitalistas prevalecem, todavia, a circulação de mercadorias toma uma outra forma, mais complexa: D-M-D1. Dinheiro é investido para produzir mercadorias que são, então, trocadas por mais dinheiro.
E mais, o D1, o dinheiro que o capitalista ou investidor consegue após a transação, é maior do que D, o dinheiro investido inicialmente. O dinheiro extra, ou lucro, Marx chamou "mais-valia". De onde vem a mais-valia? [...]

Este é um trecho retirado do texto “Introdução ao capital de Karl Marx”, do Escritor Alex Callinicos, obtido em:  http://www.espacoacademico.com.br/038/38tc_callinicos.htm
Explicando: Mais-valia é na verdade a diferença entre o valor inicial do “produto” e todo o lucro obtido ao final.

M D M = Mercadoria – Dinheiro – Mercadoria:
D M D1 = Dinheiro – Mercadoria – Dinheiro 1:

Ou seja,

D1 > D: Dinheiro 1 é maior do que o Dinheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário