sábado, 30 de abril de 2011

A força de trabalho na mais valia

A mais valia segundo Karl Marx, é a diferença entre o valor da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, o que seria a base do lucro no sistema capitalista.
Muitos consideram a mais valia como forma de exploração, pois, por exemplo, o trabalhador trabalha 8 horas por dia e recebe apenas por 2 e as outras 6 horas ficam para o patrão, ou seja para os capitalistas. Com isso ocorre o aumento do lucro da fabricas, já que a produção aumentou, mais os salários dos trabalhadores não.
A força de trabalho na mais valia é algo de extrema importância por este motivo mesmo, pois no momento em que os trabalhadores produzem mais, o lucro dos capitalistas será maior, se produzirem pouco haverá pouco lucro.
                Embora a mais valia tenha sido “criada”, por assim dizer por Karl Marx a pelo menos 140 anos, ainda vemos casos como este atualmente, pois ainda existem fabricas que exploram seus funcionários para a obtenção de lucros, como acontece, por exemplo no documentário “China Blue”, onde os trabalhadores recebem salários baixíssimos, para que o dono da empresa tenha mais lucro.

Juliane da Cruz Carvalho - 301

Nenhum comentário:

Postar um comentário